Este é o blog das equipas femininas de futsal do Sporting Clube Canidelo! Na época 2011/12 iniciámos este projeto, quatro anos depois somos uma das referências a nível Nacional, pelo 2.º ano consecutivo estaremos no Campeonato Nacional da modalidade! A par disso, temos a nossa equipa de formação no Campeonato Inter-Distrital AF Porto/AF Aveiro!
Este clube tem vindo a construir uma equipa capaz de poder continuar no topo do futsal feminino Nacional, com a ajuda dos nossos sócios, simpatizantes, patrocinadores, atletas, treinadores e colaboradores iremos honrar o nome do nosso Clube!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SC Canidelo inicia época desportiva tendo em vista a qualificação para o Campeonato Nacional

Seguindo o projeto que a Direção do Sporting Clube Canidelo delineou para a nossa equipa Sénior e cumprindo com os pressupostos do Regulamento do Campeonato Nacional de Futsal Sénior Feminino organizado pela Federação Portuguesa de Futebol emitido no seu Site oficial no dia 26 de Junho de 2013, o SC Canidelo iniciou os treinos de pré-época da nossa equipa Júnior Feminina.

Segundo o referido Regulamento:

 Artigo 9.º
Qualificação

1. O Campeonato Nacional de Futsal Feminino é disputado por 16 Clubes, qualificados nos termos do disposto no presente Regulamento.
2. A participação na presente Competição é obrigatória para todos os Clubes que se tenham
qualificado na época anterior, de acordo com os regulamentos aplicáveis.
3. No final de cada época desportiva, a FPF publicitará os Clubes que tenham garantido
desportivamente a qualificação referida no número anterior.
4. Sem prejuízo do que se encontra previsto nos números anteriores, a participação no Campeonato Nacional de Futsal Feminino encontra-se ainda dependente de que cada Clube qualificado disponha de equipas de Juniores “A” e “B”, que tenham participado nas competições oficiais nacionais ou distritais da respetiva categoria na época anterior à participação na prova.
5. Na primeira época em que um clube participe apenas será obrigado a dispor de uma equipa de Juniores “A” ou “B”, que tenha participado nas competições oficiais nacionais ou distritais da respetiva categoria na época anterior à participação na prova.
6. O disposto nos pontos 4 e 5 do presente artigo não se aplica quando, nos escalões mencionados, não existir competição distrital organizada pela associação distrital e regional onde o clube está filiado e o número de clubes nas competições nacionais dessa associação seja inferior a 4.

Artigo 10.º
Confirmação de Participação

1. Os Clubes que tenham obtido desportivamente o direito de competir no Campeonato Nacional de Futsal Feminino, deverão confirmar a sua participação para a época desportiva seguinte, nos termos definidos em Comunicado Oficial.
2. Apenas os Clubes que confirmem a sua participação e cumpram os pressupostos regulamentares poderão competir no Campeonato.


A Federação Portuguesa de Futebol emitiu ainda um Comunicado no dia 9 de Julho de 2013 no seu Site oficial, a esclarecer o seguinte:

“A qualificação para a participação nas diversas provas é efetuada com base nos regulamentos anteriormente vigentes, uma vez que o processo qualificativo ocorre em momento anterior à entrada em vigor dos novos regulamentos”

“Acresce que os regulamentos entraram em vigor no dia 1 de Julho de 2013, o que significa que as exigências neles constantes apenas têm aplicação no início da época seguinte à da respetiva entrada em vigor”


Ou seja, no 1º Campeonato Nacional de Futsal Feminino poderão participar equipas que na época 2012/2013 não tenham tido uma equipa de Júniores Femininos nos Campeonatos Distritais, uma vez que o Regulamento apenas entrou em vigor no dia 1 de Julho de 2013 (e os Regulamentos até à qualificação das equipas, não exigiam a inscrição de qualquer equipa de formação nos Campeonatos Distritais).
Como a partir do dia 1 de Julho de 2013 o novo Regulamento da FPF prevê que os Clubes inscrevam no mínimo uma equipa de formação Feminina nos Campeonatos Distritais, para poder participar no Campeonato Nacional de Futsal Feminino, e como a qualificação das equipas irá ocorrer depois da entrada em vigor deste Regulamento, na época 2014/2015 as 16 equipas participantes no 2º Campeonato Nacional de Futsal Feminino terão de ter apresentado na época 2013/2014 uma equipa de formação nos Campeonatos Distritais. Caso contrário a inscrição não será validada pela FPF.


A FORMAÇÃO É ESSENCIAL PARA O FUTURO DO FUTSAL FEMININO E PARA O SUCESSO DO CAMPEONATO NACIONAL, PARABÉNS À FPF PELA FORÇA QUE ESTÁ A DAR À NOSSA MODALIDADE!



1º Treino da nossa equipa Júnior Feminina que participará no Campeonato Distrital da AF Porto

Brevemente serão dadas mais novidades sobre a equipa técnica e o plantel que representarão o SC Canidelo na Época 2013/2014

Sem comentários: