Este é o blog das equipas femininas de futsal do Sporting Clube Canidelo! Na época 2011/12 iniciámos este projeto, quatro anos depois somos uma das referências a nível Nacional, pelo 2.º ano consecutivo estaremos no Campeonato Nacional da modalidade! A par disso, temos a nossa equipa de formação no Campeonato Inter-Distrital AF Porto/AF Aveiro!
Este clube tem vindo a construir uma equipa capaz de poder continuar no topo do futsal feminino Nacional, com a ajuda dos nossos sócios, simpatizantes, patrocinadores, atletas, treinadores e colaboradores iremos honrar o nome do nosso Clube!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Entrevista com Jacinto Costa

1Administrador -  Jacinto, como um dos iniciadores da prática desta modalidade em Canidelo nos anos 90, como vê a evolução do atual projeto de futsal feminino do SC Canidelo?

- Se eu estivesse da parte de fora, diria que estava bastante  surpreendido… Mas como estou por dentro e conheço a dinâmica e organização do meu amigo e Presidente Nelson Lopes, só posso dizer que era este o caminho que ele tinha em mente para o Clube. Uma palavra de apreço também para os colegas de direção, atletas e sócios, que juntos contribuem para o crescimento do Clube.


2Administrador - A atual realidade do Clube é um sonho concretizado?

- Sem dúvida o realizar de um sonho. Desde 1997 que me dedico inteiramente ao futsal feminino, com vários campeonatos seniores concelhios realizados e grande parte deles em Canidelo, e tinha o sonho que um dia aparecesse alguém que se interessa-se pelo trabalho que tinha implantado em Canidelo. Posso dizer que estou bastante contente por ver o que representa hoje o SC Canidelo no futsal feminino a nível distrital, bem como a nível Nacional.


3Administrador - Nos últimos anos tem realizado um trabalho notável na formação feminina do SC Canidelo, vais continuar a trabalhar com a mesma motivação, o mesmo empenho e a mesma dedicação? 
- Está a fazer 5 anos que um grande senhor, um grande Canidelense, o senhor Carlos Lopes me convidou para treinar umas miúdas da escola que queriam jogar futsal, tinham elas 8 e 9 anos. Trabalhava eu num outro Clube na altura, mas nem hesitei e aceitei o desafio, até porque já tinha em mente este projeto. Com o desenrolar do tempo estas miúdas tornaram-se na minha segunda família.
Confesso que ando cansado, isso nunca neguei. Mas a minha motivação continua e continuará até as ver completamente formadas. O título alcançado esta época foi um prémio merecido pelo nosso trabalho, e isso vai ajudar a motivar ainda mais o nosso futuro.

4Aministrador - No entanto terás funções diferentes daquelas que realizas-te nestes últimos anos?

- O passo seguinte que vamos dar na nossa formação não me permite realizar todas as funções que desempenhava. É impossível conciliar tudo e para esse efeito convidei uma colega que tem também experiência em formação, para trabalhar comigo neste projeto na parte técnica. Falo de Diana Torres que estava na formação de Vila Chá e que tem toda a minha inteira confiança para trabalhar no que pretendo, sendo acompanhada pelo Tiago Pinto que está também ligado à formação masculina do Clube.
Eu como Vice-Presidente do Clube acho lógico ficar apenas como responsável da formação e diretor interno da equipa júnior. É impossível acumular cargos por uma questão de organização. Eu realizava o transporte, o treino e era diretor...  Além de ser cansativo, pode-se tornar prejudicial porque a concentração no treino não é a mesma e preferi por isso, entregar essa parte à Diana, porque confio bastante na sua qualidade e motivação para evoluir. Fico descansado a fazer o meu trabalho no desenvolvimento das miúdas e do Clube.
Uma função que deixo em definitivo é a de ser monitor do Inter-Freguesias, que  também acumulava com a formação.

5Administrador - Em relação ao futuro, o que podes prometer aos sócios e adeptos do Clube?

- O que se pode prometer aos sócios é a vontade e a determinação em dignificar o Clube que representamos, a nível de formação feminina aqui fica a promessa! Quero também lembrar o facto das nossas miúdas terem entre 13 e 16 anos, e para além de ser a estreia absoluta, elas vão jogar no escalão Sub-18! Vamos lá apoiar as nossas miúdas em todos os jogos!
Para terminar quero desejar a todos os atletas e treinadores do Clube uma grande época desportiva, e que todos os objetivos  sejam alcançados.
Um abraço para toda a família Canidelense!


Jacinto Costa


Sem comentários: