Este é o blog das equipas femininas de futsal do Sporting Clube Canidelo! Na época 2011/12 iniciámos este projeto, quatro anos depois somos uma das referências a nível Nacional, pelo 2.º ano consecutivo estaremos no Campeonato Nacional da modalidade! A par disso, temos a nossa equipa de formação no Campeonato Inter-Distrital AF Porto/AF Aveiro!
Este clube tem vindo a construir uma equipa capaz de poder continuar no topo do futsal feminino Nacional, com a ajuda dos nossos sócios, simpatizantes, patrocinadores, atletas, treinadores e colaboradores iremos honrar o nome do nosso Clube!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Treinador em entrevista ao Unidos ao Futsal


ENTREVISTA COM FRANCISCO MANDIM, TÉCNICO DO SC CANIDELO, EMBLEMA QUE FARÁ EM 2014/2015 A SUA ESTREIA NO CAMPEONATO NACIONAL FEMININO.

“Sinto que construímos um plantel com muita ambição e vontade de mostrar que o SC Canidelo tem atletas de qualidade e com potencial para jogar neste campeonato tão exigente.”

Unidos ao Futsal: O Francisco viverá esta temporada e aos 34 anos, a experiência de treinar uma equipa no campeonato nacional feminino. O que significa para si chegar ao topo nacional da modalidade, tão jovem? Sente-se preparado para o desafio?

Francisco Mandim: Chegar ao campeonato nacional é a concretização de um objectivo pessoal. Durante toda a época trabalhamos para atingir este patamar e embora não tenhamos atingido todos os objectivos propostos, esta subida ao nacional é a recompensa de todo o nosso trabalho. A experiência é sempre um aspecto muito importante na vida, mas mais importante que a experiência é o rigor, organização e a competência de cada um. Sou ainda jovem mas já sou treinador de futsal há 12 anos e durante este tempo adquiri conhecimento, experiência e competências sobre a modalidade e também da minha função como treinador. Sei que a vida é uma aprendizagem constante, e que a nossa formação é contínua, por isso penso que este desafio vai ser muito enriquecedor para mim, pois vou puder alargar ainda mais os meus conhecimentos e competências como treinador. As dificuldades fazem-nos crescer e ajudam à nossa evolução, por isso, que venham novas vivências para o meu crescimento como treinador e sobretudo como homem.

UF: O Sporting Canidelo atingiu em 3 anos o mais alto patamar do futsal nacional. Sente que o clube possui todas as condições em termos financeiros e estruturais para lá permanecer?

FM: O SC Canidelo é um clube humilde, com gente séria e responsável. Em termos financeiros, o clube sabe até onde pode ir, e não vai entrar em loucuras, pois é um clube cumpridor e quer manter essa linha, hoje e sempre. Mesmo com todas as dificuldades que o país atravessa, o clube tem uma direcção ambiciosa e propôs-se a lutar e a trabalhar para atingir o patamar mais alto do futsal feminino. Agora que o seu trabalho e esforço foram recompensados, o clube vai trabalhar ainda mais para se manter a este nível. É óbvio que cada vez mais é preciso apoios e parcerias financeiras e nem sempre conseguimos reunir todos os apoios necessários. Esperamos que a nossa subida ao nacional seja um ponto bastante positivo para o clube nesse aspecto. O SC Canidelo está a ter um crescimento sustentado e com uma linha directiva correta.

UF: O plantel versão 2014/2015 é constituído por 9 atletas que transitam da época passada e seis caras novas a saber, Diana (Guarda-Redes, 1.ª Inscrição),Daniela (Guarda-Redes, ex-FC Águias de Santa Marta), Ana Teresa (ex-Clube Amigos de Corim), Diana Soares (ex-GCR Ossela) e Tânia Gomes (ex-Rio Ave FC). Sente que possui uma equipa que possa dar garantias de manutenção no campeonato nacional feminino?

FM: Sinto que construímos um plantel com muita ambição e vontade de mostrar que o SC Canidelo tem atletas de qualidade e com potencial para jogar neste campeonato tão exigente. Por outro lado as atletas que entraram dão-nos garantias e vieram preencher algumas lacunas que tínhamos no plantel. Estou contente por termos conseguido manter grande parte do plantel da época passada, pois fizemos um trabalho bastante positivo e foi com elas que o clube conseguiu chegar ao Campeonato Nacional. Estas atletas merecem este desafio e com elas poderemos dar continuidade ao trabalho realizado na época anterior. Vou relembrar também que o plantel foi construído para participar no campeonato da 1ª divisão distrital da AFPorto, pois só soubemos da nossa promoção muito recentemente, todas as atletas que estão neste plantel assumiram o compromisso com o clube para disputar o campeonato distrital, como prémio de acreditarem no nosso projecto vão disputar o desejado Campeonato Nacional. Temos confiança e acreditamos que com este grupo de trabalho vamos atingir os objectivos do clube.

UF: Quem serão para si os grandes candidatos ao título nacional?

FM: Para mim existe um grupo alargado de candidatos, visto que no feminino não existe estruturas ao nível do nosso futsal masculino (não são as melhores, mas mesmo assim, ainda estão uns passos largos à frente do feminino), não existe profissionalismo e por isso é expectável um maior equilíbrio entre um grupo alargado de equipas. Penso que entre Golpilheira, Benfica, Quinta dos Lombos, Vermoim, Novasemente e Restauradores Avintenses sairá o Campeão Nacional.

UF: O Francisco, apesar de jovem possui já larga experiência somando passagens no comando técnico de C. J Malta, Póvoa Futsal e Sporting Canidelo. Que sonhos acalenta na modalidade?

FM: Sou uma pessoa muito ambiciosa e nos projectos que estou inserido desempenho a minha função com o máximo de rigor, organização e competência. Penso que só assim estaremos mais perto do êxito. Mas a respeito deste meu “hobbie” de treinador não sonho alto, pois o que pretendo é continuar a servir o futsal enquanto sentir que tenho capacidades e sentir que seja útil à modalidade. Gosto do que faço e estou sempre pronto aprender e a evoluir para cada vez mais ser melhor nas minhas competências como treinador, mas como sabe não somos profissionais e as minhas prioridades neste momento são a minha vida profissional e familiar.

UF: Canidelo, é uma pequena freguesia do Concelho de Vila do Conde com apenas 906 habitantes, jogando em casa emprestada no pavilhão da Escola Básica "A Ribeirinha", em Macieira da Maia. Sente que a população de Canidelo apoia o Futsal? Seria melhor se pudessem jogar na própria freguesia?

FM: Canidelo é de facto uma pequena freguesia com cerca de 900 habitantes e que por isso está administrativamente unida a Malta. A nível de infra-estruturas desportivas possui apenas um ringue polidesportivo que conheceu alguns êxitos das equipas femininas de andebol e de futsal do Clube a nível concelhio. No entanto há três anos com a filiação do Clube na AF Porto, foi necessário obter melhores condições para poder praticar a modalidade. Sem dúvida que se pudéssemos usufruir das atuais condições que temos em Macieira, em Canidelo, seríamos certamente mais fortes e teríamos um maior apoio dos Canidelenses, mas também não nos podemos queixar porque por onde temos ido jogar, em Macieira ou em qualquer outro local, os nossos adeptos têm estado sempre presentes!

UF: O Francisco foi um dos 170 técnicos que marcaram presença no I Clinic Internacional do Unidos ao Futsal que contou como prelectores Mon Barreiro, Tiago Polido e Jorge Bráz. Que balanço faz do evento? Pensa que devemos continuar a promover este tipo de formações?

FM: Antes demais quero vos dar os parabéns pela magnifica organização. Sem dúvida que foi uma grande festa do Futsal e algo ímpar no nosso panorama do Futsal em Portugal. Estes eventos e formações são sempre bastantes positivos, pois permite-nos ouvir e partilhar conhecimentos com outros treinadores, coordenadores e formadores que vão ajudar a enriquecer o nosso conhecimento a todos os níveis. A formação e informação nunca são demais! Por isso para mim estes eventos são de uma enorme importância para o crescimento da nossa modalidade.

UF: Que mensagem final gostaria de deixar aos leitores do Unidos ao Futsal, em especial ao adeptos do Sporting Canidelo?

FM: Quero agradecer ao Unidos ao Futsal a oportunidade de puder falar sobre esta modalidade e mais concretamente sobre o SC Canidelo. Aos seus leitores, que continuem a valorizar o trabalho feito por esta organização que tanto valoriza o nosso Futsal e que trabalha intensamente para o maior desenvolvimento e sucesso desta modalidade. Aos adeptos do SC Canidelo, só peço que apareçam em massa aos nossos jogos e que apoiem a equipa intensamente, pois agora precisamos ainda mais da força deles para ultrapassar todas as dificuldades que nos esperam durante esta época. A eles, prometo que vamos trabalhar arduamente para conseguir atingir os objectivos do clube.

Sem comentários: