Este é o blog das equipas femininas de futsal do Sporting Clube Canidelo! Na época 2011/12 iniciámos este projeto, quatro anos depois somos uma das referências a nível Nacional, pelo 2.º ano consecutivo estaremos no Campeonato Nacional da modalidade! A par disso, temos a nossa equipa de formação no Campeonato Inter-Distrital AF Porto/AF Aveiro!
Este clube tem vindo a construir uma equipa capaz de poder continuar no topo do futsal feminino Nacional, com a ajuda dos nossos sócios, simpatizantes, patrocinadores, atletas, treinadores e colaboradores iremos honrar o nome do nosso Clube!

domingo, 7 de outubro de 2012

Antevisão do Campeonato da 1ª Divisão - A. F. Porto Futsal Feminino

Quando estamos prestes a iniciar os campeonatos distritais da A. F. Porto, publicamos desta feita a antevisão à 1ª divisão, que têm arranque marcado para o próximo fim de semana.

Esta época promete um campeonato mais equilibrado, mais competitivo, com uma aproximação entre todas as equipas.
Ainda assim o Restauradores é visto como o maior candidato à conquista do título, com o Esc. Gondomar (opinião pessoal) a tornar-se o seu adversário mais directo.
Surge então um grupo alargado de equipas, onde destaco o vice-campeão Mindelo, o Salvador do Campo entre outras, como é o caso do Arreigada e Canidelo que se reforçaram bem para esta época, mas não esquecendo o Alfenense, S. Romão, Corim e Covelas, equipas muito competitivas e que acredito possam formar um só grupo na perseguição ao Restauradores Avintenses. Talvez com mais dificuldades possa nesta altura surgir as Pacenses do Carvalhosa.
Resta apenas a duvida, quantas equipas serão apuradas para o Campeonato Nacional? Quantas equipas vão descer à 2ª divisão (na minha opinião devia ser apenas uma)? Quantas vão subir (?), quatro, oito?!
Aqui ficam as antevisões individuais ás equipas:

Restauradores Avintenses:
- O campeão continua a ser favorito, mantendo praticamente a totalidade do seu plantel, o que favorece o conhecimento mutuo, apesar da nova equipa técnica liderada por Sérgio Carvalho.
Não acredito que isso seja entrave para o Restauradores, bem pelo contrário, novas ideias, novos métodos podem até favorecer as Gaienses, que durante a preparação mostraram estar preparadas para os maiores desafios.
Com a qualidade das suas jogadoras, equipa técnica, estrutura do clube e condições de trabalho, o Restauradores tem também como ambição o titulo Nacional.

A. C. D. Mindelo:
- A equipa Vila-condense parte para esta época com legitimas ambições, reforçado com duas jovens de qualidade, Licas e Sandrinha, aliado a um grupo já ele equilibrado.
A preparação do Mindelo tem sido exigente, o que ajudou a preparar o grupo para as maiores dificuldades, algo que o seu técnico Pedro certamente aproveitou da melhor forma, tornando a equipa mais competitiva. Um adversário claramente de topo da tabela.

Salvador do Campo:
- A equipa de Vila das Aves perdeu por lesão a Marlise e "Suka" mais recentemente, jogadora influente no grupo liderado pelo Mister Pedro. Ainda assim, tem no plantel outras excelentes executantes, caso de Carla e vai continuar a ser equipa a ter em conta. O Salvador aproveitou também para reforçar-se bem e dessa forma manter as aspirações de lutar pelo titulo distrital.

E. D. C. Gondomar:
- Como já referi anteriormente, a equipa do Escolas pode este ano aproximar-se do Restauradores.
É uma equipa muito organizada, com os processos de jogo bem definidos e para tal, muito tem contribuído o Técnico Vítor, que conseguiu trazer de novo o clube ao topo da classificação, lugar habitual para quem reúne os pergaminhos do Escolas de Gondomar.
A organização das Gondomarenses estão relacionadas  com qualidade do seu plantel, esta época reforçado pelo regresso de Soninha (Ex-Vermoim A. F. Braga) ao clube.

A. C. Alfenense:
- Outra equipa com tradição no futsal distrital da Associação do Porto, desta feita com um plantel bem mais jovem, mas nem por isso menos competitivo. Como de resto é imagem do Alfenense, a equipa mantém a excelente organização e as caracteristicas e para isso conta muito a experiência e qualidade da sua treinadora Sandra. Com os princípios de jogo bem definidos, será uma adversário que vai discutir todos os encontros.

S. Romão:
- A equipa da Trofa esteve perto da desistência, mas conseguiu por intermédio do Mister Miguel Reis, a construção de um plantel com garantias de realizar um campeonato positivo.
Reforçando-se em grande quantidade, onde realço as referencias que se mantiveram no clube e as contratações conseguidas em Rebordões e Canidelo, que trazem à equipa de S. Romão um misto de qualidade e experiência.
Será um equipa a seguir de perto pelo potencial do seu plantel.

Esc. Arreigada:
- Uma equipa referencia da primeira divisão da Associação de Futebol do Porto, que para esta época se reforçou e bem, podendo ser uma das surpresas do campeonato.
Tradicionalmente difícil no seu pavilhão, o Arreigada ambiciona chegar mais longe e aproximar-se dos maiores favoritos.

G. D. Covelas:
- A outra equipa do concelho da Trofa, será também uma equipa a não esquecer e apesar de algumas saídas importantes, conseguiu as contratações de Tété e "Vegeta", juntamente com outras, o que vai manter o Covelas na sequência do que já vinha desenvolvendo e bem na época passada.
O técnico Sérgio tem plantel para igualar e até melhorar a ultima classificação.

Amigos de Corim:
- As Maiatas conseguiram dois reforços importantes, Miau e Andreia (ex-Covelas), conseguindo com isso mais argumentos para realizar uma época tranquila.
O Corim já demonstrou na época com a sua organização de jogo e ambição do seu técnico Alcino
 e acredito que este ano possa dificultar ainda mais a tarefa aos seus adversários.

C. S. Carvalhosa:
- O técnico Brito deparou-se com enormes dificuldades na preparação da equipa para esta época, sobretudo devido ás saídas. Ainda assim, conseguiu recompor de alguma forma o plantel com três reforços, com experiência suficiente para ajudar as Pacenses na luta pela manutenção. Não será tarefa fácil, mas o Carvalhosa vai procurar minimizar ao máximo as diferenças para as outras equipas.

S. C. Canidelo:
- O Sporting Clube Canidelo chega esta temporada à 1ª divisão, mas o seu plantel é formado por jogadoras habituadas a esta competição. Com vários reforços de qualidade e mantendo parte importante do plantel da época passada, as Vila-condenses, tem argumentos para "bater o pé" a qualquer adversário.
Se for capaz de manter a regularidade, pode ambicionar os lugares do topo da classificação.


Desejo as maiores felicidades a todos os colegas Treinadores, jogadoras e clubes.

                                                                                                                    Saúl Ferraz






Sem comentários: